E-mail Transacional
O que é¶
Um e-mail transacional é uma comunicação eletrônica enviada automaticamente em resposta a uma ação específica realizada por um utilizador num website ou aplicação. Diferente dos e-mails de marketing, que são enviados em massa com o objetivo de promover produtos ou serviços, os e-mails transacionais são enviados individualmente e têm como propósito principal fornecer informações úteis e relevantes, geralmente em tempo real.
Exemplos comuns de e-mails transacionais incluem confirmações de compra, notificações de envio, recuperação de palavra-chave, alertas de segurança e mensagens de boas-vindas após o registro. Estes e-mails desempenham um papel crucial na experiência do utilizador, garantindo que este está informado sobre o estado das suas interações com uma empresa ou serviço. Além disso, são uma ferramenta importante para construir confiança e manter uma comunicação eficiente com os utilizadores.
Como funciona a configuração¶
Primeiro passo é a contratação do plano comercial para liberação do módulo e obter informações necessárias na conta Mailtop, como nome da Organização e Token da sua conta. Para obter as informações de Token e Organização:
-
Organização: sua conta Mailtop é uma organização nomeada na criação inicial, o nome é fixado no canto superior direito da tela, abaixo do seu nome de usuário, também localizado no perfil de usuário em Organizações
-
Token: o token podemos encontra-lo em perfil de usuário na aba Organizações, acesse a organização em que está conectado e clique na opção de informações, a seguir chave de API (seu token é totalmente restrito, certifique-se de não compartilhar estes dados para estranhos)
Com estas informações, contate o suporte do Syonet CRM para realizar os próximo passos da integração dentro do CRM.
Acesso ao módulo¶
Dashboard¶
Utilize o Dashboard para consultar informações sobre os e-mails, é possível filtrar os períodos de forma Mensal e Semanal. Informações do Dashboard:
- Desempenho: apresenta a quantidade e a informação de dados dos contatos através de Envios, Entregues, Abertos, Clicados e Bouces
- Taxas: informação das taxas do tópico de desempenho
Para entender sobre os tópicos de campanha acesse Dashboard de Campanha
Atividades¶
Em atividades é exibido todos os envios feitos através do módulo de e-mail transacional. Informações das atividades:
- E-mail: e-mail do remetente utilizado
- Data: data do envio do e-mail transacional
- Status: o código de log do status da mensagem
- Observações: é o título utilizado no e-mail disparado