Motivos de Bounce

Depois de enviar sua campanha, os provedores de e-mail podem informar problemas com os e-mails enviados, pelos mais diversos motivos: usuário não existe mais, o e-mail é um spam, etc. Mas, o mais importante, é que sempre que um provedor de e-mail reporta um desses erros, sua lista de contatos deve ser atualizada. É isso que o Mailtop faz pra você: ao detectar essas reclamações, nós evitamos novos envios para estes contatos. Dessa forma, você não fica com seu domínio manchado junto ao provedor de e-mail, e nós podemos manter a reputação do Mailtop em bons níveis.

Em marketing por e-mail, existem dois tipos de rejeições (também conhecidos como bounces) que podem prejudicar suas entregas. São eles: soft bounces e hard bounces.

O que são soft bounces

São erros temporários, que podem surgir por uma série de motivos, entre eles: caixa de entrada superlotada, falhas temporárias de acesso, bloqueio por antivírus com proteção antispam, falhas temporárias de conexão, entre outros. Este tipo de erro, não é muito grave, e não precisa ser eliminado logo na primeira aparição. Muitas vezes uma nova tentativa de entrega é válida, pois partindo do princípio que você só está enviando para usuários que pediram pra receber suas mensagens, eles podem estar passando por um período de inatividade e em breve retornarão.

Para não sofrer desgaste de imagem e reputação com soft bounces, a melhor alternativa é manter a frequência na higienização de bases de acordo com o nível de engajamento dos usuários.

O que são hard bounces

Estes são erros permanentes que devem ser tratados com mais rigor do que os erros temporários. Estes podem aparecer por de fato não existirem (spam traps), ou por estarem passando por um longo período de inatividade. Este tipo de resposta prejudica mais intensamente a entrega de suas campanhas porque recebem uma rejeição imediata do provedor. As respostas mais comuns são relacionadas a contas ou domínios inexistentes. Neste caso, a solução é a imediata remoção dos contatos que receberam rejeição por hard bounces. Uma vez classificado como erro permanente, o e-mail não será mais entregue e se permanecer em suas listas, poderá afetar a entrega de todos os outros, mesmo os que possuem engajamento constante.

Grupos de Rejeição

Vejamos alguns grupos gerais de bounce, e os erros mais comuns em cada grupo.

Rejeições por Endereço

Esta é a lista de razões para uma mensagem enviada ser rejeitada, devido a problemas com o endereço de e-mail do remetente, do destinatário, ou com o estado da caixa de entrada do destinatário.

Servidor ou domínio desconhecido

Este erro ocorre quando o domínio (que aparece depois do @) do destinatário não existe. Em muitos casos, o domínio tem erros de digitação, ou o registro do domínio expirou.

Conta inválida

Este erro ocorre quando o usuário (que aparece antes do @) do endereço de e-mail do destinatário não existe. Em muitos casos, o usuário mudou de provedor de internet, ou saiu da empresa, ou o endereço tem erro de digitação.

Mensagem rejeitada

Este erro ocorre quando a conexão ao servidor de destino é rejeitada por conta do endereço de e-mail do remetente (o from do envelope).

Caixa de Entrada cheia

Este erro ocorre quando a caixa de entrada do destinatário está cheia.

Conta indisponível

Este erro ocorre quando a conta do destinatário foi suspensa devido a falta de pagamento, ou por algum outro motivo administrativo.

Aviso de Férias

Este erro ocorre quando o destinatário definiu um aviso de férias em seu e-mail.

Rejeições por Conteúdo

Esta é a lista de razões para uma mensagem enviada ser rejeitada, devido ao conteúdo da mensagem ser considerada spam pelo MTA ou filtro de spam do servidor remoto.

Limite de envio para o servidor de destino excedido

Este erro ocorre quando uma mensagem foi rejeitada porque excedeu algum limite definido internamente pelo provedor de e-mail (mensagens por minuto, tamanho, etc.)

Erro desconhecido

O Mailtop não conseguiu determinar a razão. Em muitos casos, a mensagem de erro não foi escrita em inglês, ou não há uma mensagem de erro no retorno para decidir a razão.

Contato denunciou e-mail como Spam

Este erro ocorre quando o contato denunciou o e-mail enviado como spam, ou como fazendo parte de comportamento abusivo. Para estes casos, recomendamos que o cliente revise junto ao seu Departamento de Marketing as diretrizes do CAPEM (Código de Autoregulamentação para Prática de E-mail Marketing) para contatos no Brasil, e as diretrizes do Ato CAN-SPAM de 2003 para contatos no exterior.

E-mail detectado como Spam

Este erro acontece quando a mensagem enviada é rejeitada pelo filtro de spam, que roda no servidor de e-mail de destino, de forma automatizada.

Rejeições pelo Servidor

Esta é a lista de razões para uma mensagem enviada ser rejeitada, devido a coisas como hostname ou endereço IP do MTA local; ou número de conexões concorrentes, resolvedores DNS, e outros estados internos do MTA remoto.

Blacklist

Este erro acontece quando o endereço do remetente, o domínio do rementente, ou o endereço IP do servidor de envio foram colocados em uma lista-negra particular (gerenciada pelo administrador e/ou usuários do servidor de e-mail do contato) ou pública (RBLs ou DNSBLs).

Erro de comunicação

Este erro acontece quando a conexão SMTP falhou por erro no lookup de DNS ou outro problema de rede.

Servidor indisponível

Este erro acontece quando uma conexão SMTP é rejeitada com a mensagem Relaying Denied, ou quando o servidor de destino não consegue aceitar nenhum e-mail. Em muitos casos, o servidor está sob alta carga ou em manutenção.

Erro no servidor SMTP de destino

Este erro acontece por conta de um erro no servidor de e-mail do contato, como falha de conexão LDAP ou outro erro interno.

Servidor com armazenamento cheio

Este erro acontece quando o servidor de destino está com o disco cheio, ou com a fila de processamento cheia.

Outras Rejeições

Este erro acontece quando o Mailtop não consegue detectar o motivo do erro.

Erro de sintaxe no endereço

Este erro acontece quando o servidor de destino não consegue reconhecer o comando SMTP que foi enviado a ele.

Entrega atrasada (greylisting)

Este erro acontece quando o servidor de destino solicita que façamos a entrega do e-mail mais tarde. Neste caso, nós armazenamos o e-mail e fazemos novas tentativas de entrega em intervalos regulares. A entrega pode levar até 12 horas para ser concluída.

Erro não identificado / Erro desconhecido

O Mailtop não conseguiu determinar a razão. Em muitos casos, a mensagem de erro não foi escrita em inglês, ou não há uma mensagem de erro no retorno para decidir a razão.