Listas

Listas são responsáveis por agrupar contatos, mas além disto, uma lista quando criada criteriosamente se torna uma ferramenta poderosa para que campanhas tenham sucesso atingindo o público almejado.

Onde é utilizada

Listas são utilizadas para campanhas de e-mail marketing, ajudando as empresas a divulgar assuntos de interesse dos seus clientes, construir um relacionamento e gerar mais conversões. Para que uma campanha por e-mail atinja uma determinada quantidade de clientes, utilizamos as listas que agrupam contatos que serão o público alvo de campanhas.

Em que lista colocar cada contato?

É essencial identificar o perfil de cada contato. Uma campanha de e-mail marketing somente terá retorno significativo se atingir o público correto. Ao criar uma lista é preciso estar atento a detalhes e adicionar contatos com fatores em comum.

Saiba quem são os contatos e quais informações são relevantes em cada um deles. Considere os exemplos:

  • Você tem clientes sazonais ou clientes interessados em certos tipos de propaganda, serviços e eventos?
  • Você tem uma organização que precisa enviar conteúdo diferente para doadores, patrocinadores, membros, ou outros clientes?
  • Você tem clientes apenas locais ou também nacionais e internacionais? É importante segregá-los?
  • Você vende produtos ou serviços online e durante o processo de pagamento solicita aos clientes que se inscrevam no site?

Como criar

Acesse o módulo de listas de um cliente. Na listagem, clique em Adicionar. Na próxima tela, informe:

  • Nome da Lista: Escolha um nome que descreva bem sua lista, pois este nome será visualizado pelo contato na página de desinscrição. Por exemplo: escolha Promoção de verão 2016/2017 para Novos Clientes ao invés de verao 17 novos
  • E-mail Padrão: Este campo é obrigatório e será utilizado como remetente quando configurado na campanha, e se o domínio estiver confirmado e autenticado
  • Remetente Padrão: Este campo é obrigatório e será utilizado como nome do remetente

Após criar a lista você será redirecionado para a tela de Detalhes da Lista, esta tela é responsável pela configuração dos contatos. Mais informações sobre a manipulação de Contatos você encontra em Contatos.

Utilizando um formulário web para cadastro

Uma outra forma de adicionar contatos a uma lista é usando um Formulário Web. Este formulário dá aos usuários do seu site a possibilidade de se cadastrar em uma lista, de forma automática.

Assim que você criar sua lista:

  • vá até a opção Formulário Web
  • selecione quais os campos que o seu contato deve preencher
  • informe para qual endereço ele deve ser redirecionado quando o cadastro for feito
  • clique em Gerar Formulário

Pronto. Agora, basta você copiar o código HTML gerado e colar no seu site, ou enviar para a pessoa que cuida dele. Não importa se o site foi feito com Wordpress, Joomla, Wix, Drupal, ou mesmo se é uma página estática: este formulário serve para todos eles. Basta colar o código e estilizar.