Ir para o conteúdo

Labs

Nós sabemos bem que trabalhar como e-mail é uma tarefa árdua e, às vezes, complicada. Então, oferecemos a você algumas pequenas ferramentas que podem ser úteis no seu dia a dia.

Verificação de e-mail

Esta ferramenta de verificação de e-mail testa um endereço de e-mail, para saber:

  • se a sintaxe do endereço é válida;
  • se o domínio existe;
  • se o domínio possui um servidor de e-mail (MX) registrado;
  • se o endereço pertence a uma conta funcional;
  • se o endereço pertence a um domínio de e-mail descartável.

Estes são os primeiros passos para saber se um endereço é realmente válido. Mas, se a ferramenta não verifica se a conta de e-mail realmente existe, como esta informação é útil? Você consegue saber se um endereço de e-mail existe enviando um e-mail pra ele. Mas, se um endereço de e-mail não possuir um domínio registrado, ou se o domínio não possuir um servidor de e-mail definido, não adianta nem tentar enviar sua mensagem: ela não será entregue a ninguém. Com isso, você já evita o envio de várias mensagens em sua lista de e-mails.

Sintaxe

Neste teste, nós verificamos se o endereço de e-mail está escrito da forma correta. Existem várias RFCs (conhecidas como "os padrões da internet") que definem como os endereços devem ser escritos, e quais caracteres são permitidos em cada parte do endereço. As regras estão resumidas neste site, e os caracteres permitidos estão resumidos neste endereço.

Domínio

Este teste verifica se o domínio do endereço está registrado no sistema DNS. Isto é importante, porque um endereço que não está registrado no sistema DNS não pode ter registros MX; sem esse registro, ninguém vai receber os e-mails que você enviar.

Servidor de e-mail (MX)

Este teste consulta os servidores DNS do domínio, em busca de registros MX.

Todo domínio que vai receber e-mails precisa ter um servidor de e-mail configurado, que guarde as mensagens recebidas e as entregue aos usuários. O endereço deste servidor deve ser adicionado aos registros DNS do domínio como um registro MX (Mail Exchanger). Porém, se o domínio não tem um servidor MX registrado no DNS, ninguém vai receber os e-mails que você enviar.

Endereço funcional

Um endereço funcional é aquele que representa um cargo ou setor, e não uma única pessoa. Alguns exemplos são webmaster@, vendas@, postmaster@, financeiro@, entre outros. Normalmente estes endereços, ou pertencem a uma lista de pessoas, ou não são monitorados por ninguém. Por conta disso, as taxas de reclamação de abuso e spam são muito altas neste tipo de endereço, já que uma pessoa que está na lista funcional pode não ter feito o cadastro em sua lista, e por isso acaba recebendo um e-mail não solicitado. Com essa informação, você pode decidir por conta própria se descarta ou não este endereço de suas listas.

Endereço descartável

Endereços descartáveis normalmente são usados para propósitos fraudulentos, já que estes são endereços temporários, e que são removidos no momento em que não são mais úteis. Nós conseguimos detectar se o domínio do endereço pertence a algum serviço de e-mail descartável; com essa informação, você pode decidir por conta própria se descarta ou não este endereço de suas listas.


Última atualização: 22 de junho de 2020