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FAQ

Nesta página você encontra uma lista das perguntas que são respondidas com mais frequência por nossa Equipe de Suporte.

Campanhas

Por que o número de mensagens enviadas / em bounce muda após a conclusão da campanha?

Isso acontece em duas situações:

  1. Quando a mensagem está marcada como enviada, mas depois passa para bounce: isso acontece quando o servidor do Contato nos dá uma resposta de sucesso, mas depois de alguns minutos / horas / dias, ele nos manda um aviso dizendo que a mensagem não foi entregue. Os motivos são vários: configuração errada do servidor do Contato, múltiplos redirecionamentos, mapeamento incorreto de contas, etc.
  2. Quando a mensagem está marcada como bounce, mas depois passa para enviada: isso acontece porque, em alguns casos, o servidor de e-mail do seu Contato nos pede para esperar. Alguns motivos para isso: porque estamos enviando muitas mensagens ao mesmo servidor; porque o servidor tem uma baixa capacidade de processamento; por regras internas de limitação de tráfego; entre outros. Em todos esses casos, nós obedecemos ao pedido do servidor de e-mail, e tentamos fazer uma nova entrega em intervalos regulares, por até 12 horas. Durante essas 12 horas, as mensagems ficam marcadas na campanha como bounce; mas se elas são entregues com sucesso mais tarde, elas passam a ser marcadas como enviadas.

Por que o Dashboard da campanha mostra o número de mensagens enviadas, e não o número de mensagens entregues?

O fato de uma mensagem ter sido enviada não significa que ela foi entregue. Uma mensagem é contada como Enviada no momento em que os servidores do Mailtop conseguem comunicação com o servidor SMTP do Contato, e fazem o envio da mensagem para este servidor. Porém, regras internas de cada domínio, que estão fora do controle do Mailtop, podem ou não permitir a entrega da mensagem na Caixa de Entrada do Contato.

Os mapas mostram aberturas em países errados. Por quê?

As aberturas mostradas no mapa são as aberturas cujos endereços IP puderam ser georeferenciados. Porém, alguns provedores de e-mail escondem os acessos de seus usuários atrás de seus próprios endereços IP, em outros países. Por isso você pode notar aberturas em países diferentes. Os dados utilizados para georeferenciamento são da MaxMind GeoLite2. A precisão dos dados de GeoIP pode ser consultada na documentação do GeoLite2.


DNS

Eu já alterei os registros no meu servidor DNS, mas o Mailtop ainda não "enxergou" essas alterações. Por quê?

Porque cada registro DNS tem o que chamamos de "Tempo de vida", ou TTL. É o tempo que cada registro DNS deve ser armazenado antes de procurar por um novo valor. Nós sempre vamos esperar esse TTL vencer antes de pesquisar sua alteração.

Por que vocês esperam o vencimento do TTL antes de validar minhas alterações de DNS?

Porque esse TTL será respeitado também pelos provedores que vão receber suas campanhas de e-mail. Então, se nós notarmos suas alterações antes deles, e você enviar campanhas nesse período, sua entregabilidade será seriamente prejudicada.

Meu domínio já possui um registro SPF. Posso substituir este registro pelo do Mailtop?

Não. Neste caso, você deve alterar o seu registro SPF, adicionando o include:entregadores.mailtop.com.br ao registro atual. Se você substituir por completo o seu registro SPF atual, a entregabilidade do seu servidor de e-mail corporativo será seriamente prejudicada. Além disso, tenha cuidado para não criar vários registros SPF. Vários registros SPF não são recomendados e causam problemas de autorização.

Meu domínio já possui um registro SPF. Posso criar um novo?

Não. Vários registros SPF não são recomendados e podem causar problemas de entrega e de classificação de spam. De acordo com as especificações do RFC, um nome de domínio não pode ter vários registros, pois isso pode fazer com que a verificação de autorização selecione mais de um registro.

Se precisar autorizar mais de um servidor de e-mail para seu domínio, recomendamos que você atualize o registro SPF existente em vez de criar vários registros. Exemplo:

v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ~all
v=spf1 include:entregadores.mailtop.com.br ~all

Esse texto fará a verificação de SPF falhar porque há vários registros. Adicione o include do mailtop antes do argumento ~all para adicionar os nossos servidores servidor ao seu registro SPF já existente:

v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br include:entregadores.mailtop.com.br ~all

Para mais detalhes sobre o formato SPF, consulte o site do Sender Policy Framework.


Importação

Tenho contatos cujos endereços possuem acentuação. Por que esses contatos não são importados?

Porque pouquíssimos domínios são registrados com acentuação. Apesar de ser possível registrar um domínio com acentuação no Brasil, este é um recurso muito pouco utilizado. O possível motivo disso é o fato de muitas ferramentas não trabalham com domínios IDN, além de ser difícil digitar esses endereços em teclados usados no exterior. Então, preferimos encarar esses domínios como um "erro de digitação", ao invés de fazer envios que vão retornar hard bounces na maioria das vezes.


O Mailtop funciona em quais navegadores?

O Mailtop funciona na versão estável mais recente de cada navegador, e no Internet explorer 11 (já que a Microsoft dá suporte apenas para ele no Windows 7, 8.1 e 10 desde 12/01/2016).

IE Edge Firefox Chrome Safari
11 >= 14 >= 52 >=49 >= 10

Templates

O que acontece se eu adiciono um endereço em URL Dinâmica, mas deixo o campo URL vazio?

O campo URL dinâmica está disponível apenas quando um arquivo de imagem é selecionado para aquele bloco de imagem. Em outras palavras, o campo URL não pode estar vazio.

O que acontece se eu habilito Imagem dinâmica mas deixo o campo URL Dinâmica vazio?

Quando o Mailtop gerar o HTML para seu e-mail, ele vai usar a imagem estática, ignorando as configurações dinâmicas.

A URL Dinâmica pode ser só uma variável, como {{contato.url}} ao invés de https://example.com?var={{contato.url}}?

Sim. você não precisa adicionar nada além de uma variável. Mas em muitos casos, você deverá usar o endereço de algum serviço de imagem dinâmica, e passar pra ele como parte da URL algum parâmetro em forma de variáveis, que serão usadas pelo serviço que você escolheu para criar ou personalizar a imagem que será servida quando o e-mail for aberto.

  • Variáveis normalmente incluem: e-mail, nome, data/hora, ID de cliente, ID de pedido, ID de oferta, etc.
  • A sintaxe das variáveis deve obedecer a sintaxe já definida nesta página.

Quais variáveis podem ser usados no campo URL dinâmica?

Podem ser usados todas as variáveis disponíveis no Mailtop.