Dashboard de Campanha
Este documento mostra as opções disponíveis no Dashboard de Campanha, bem como as informações apresentadas antes, durante e depois de cada envio.
Enquanto a campanha estiver em estado Processando
ou Enviando
, as informações são exibidas em tempo real, e atualizadas a cada 30 segundos.
Painel de Detalhes¶
Este painel mostra as informações básicas da campanha cadastrada.
- Remetente e Assunto, como informados na criação da campanha
- Link para a Lista selecionada
Painel de Resumo¶
Este painel mostra as informações mais importantes da campanha.
- Mensagens: é o número de mensagens criadas para envio, enquanto a campanha estava em estado
Processando
. Reflete o número de contatos da lista no momento em que a campanha começou a ser processada. Todas as outras métricas de entregabilidade da campanha usam este valor como base - Enviadas: é o número de mensagens enviadas
Nota
O fato de uma mensagem ter sido enviada não significa que ela foi entregue. Uma mensagem é contada como Enviada no momento em que os servidores do Mailtop conseguem comunicação com o servidor SMTP do Contato, e fazem o envio da mensagem para este servidor. Porém, regras internas de cada domínio, que estão fora do controle do Mailtop, podem ou não permitir a entrega da mensagem na Caixa de Entrada do Contato.
- Aberturas: número total de vezes que cada mensagem enviada foi aberta pelos Contatos. Pode conter múltiplas aberturas de um mesmo Contato
- Cliques: número total de vezes que os Contatos clicaram nos links da mensagem enviada. Pode conter múltiplos cliques de um mesmo Contato
- E-mails abertos: número de mensagens que foram abertos, pelo menos, uma vez
- E-mails clicados: número de mensagens que tiveram pelo menos um clique em um de seus links
Desempenho¶
Este painel mostra as principais informações referentes ao desempenho da campanha, tanto na hora do envio, quanto no pós-envio.
- Atividades nas primeiras 24 horas de envio: mostra a evolução do total de cliques e de aberturas, por hora, nas primeiras 24 horas após o início do envio da campanha. Os números são calculados da mesma forma como os números do Painel de Resumo, só que por hora.
- Taxa de Envio: porcentagem de mensagens que foram enviadas, em relação ao número de mensagens criadas
- Taxa de Bounces: porcentagem de mensagens que geraram bounces, em relação ao número de mensagens criadas
- Taxa de Aberturas: porcentagem de mensagens que registraram um ou mais eventos de abertura, em relação ao número de mensagens enviadas
- Taxa de Cliques: porcentagem de mensagens que registraram um ou mais eventos de clique, em relação ao número de mensagens enviadas
- Última Abertura: data e hora em que o último evento de abertura foi registrado
- Último Clique: data e hora em que o último evento de clique foi registrado
Mapas de Aberturas¶
Este painel mostra informações de localização de contatos que registraram eventos de abertura. No momento da abertura, coletamos o endereço IP do Contato e, com ele, obtemos uma estimativa da localização do Contato. Esta informação é apenas aproximada, principalmente para contatos que usam servidores de e-mail do Google, e para usuários de redes 3G/4G/5G.
- Mapa por país: número total de aberturas feitas a partir de endereços IP de cada país. Pode conter múltiplas aberturas de um mesmo Contato
- Mapa por região: número total de aberturas feitas a partir de endereços IP de cada UF. Pode conter múltiplas aberturas de um mesmo Contato
Nota
As aberturas mostradas no mapa são as aberturas cujos endereços IP puderam ser georeferenciados. As demais aberturas não aparecem no mapa. Os dados utilizados para georeferenciamento são da MaxMind GeoLite2. A precisão dos dados de GeoIP pode ser consultada na documentação do GeoLite2.
Dispositivos¶
Este gráfico mostra o número total de aberturas feitas em cada tipo de dispositivo: desktop, smartphone, tablet, etc. Eventos de abertura feitos em dispositivos não identificados não aparecem neste gráfico.
Timeline¶
A Timeline mostra todas as mudanças de estado da campanha, desde o momento em que ela foi criada (e entram no estado de Rascunho
), até o momento em que o envio foi concluído (e entram no estado de Concluído
).
Filas de Mensagem¶
Este painel mostra quantas mensagens há em cada Fila de Entrega. Essas são filas internas do Mailtop, que ajudam a identificar eventuais problemas na hora de entregar as mensagens. Uma explicação básica sobre cada fila está disponível no painel.
Tabelas¶
O Dashboard disponibiliza diversas tabelas, que mostram em tempo real o impacto do envio da Campanha entre os Contatos.
- Contatos com mais aberturas: número total de vezes que cada contato abriu a mensagem. Pode conter múltiplas aberturas de um mesmo Contato. Ordenado por quantidade de aberturas
- Aberturas por país: número total de vezes que se registrou aberturas em cada país, ordenado por quantidade de aberturas. A Taxa de Abertura é a porcentagem de eventos que foram registrados neste país, em relação ao total de eventos de abertura registrados
- Desempenho dos links: número total de vezes que os Contatos clicaram em cada um dos links da mensagem. Tabela ordenada pelo número de cliques. A coluna contatos que clicaram mostra a quantidade de Contatos únicos que clicaram em cada um dos links.
- Desempenho dos domínios: número total de mensagens geradas para cada domínio (mensagens enviadas ou não). A tabela está ordenada pelo número de mensagens. Além disso, existem outras informações disponíveis, para cada domínio:
- Aberturas: número total de eventos de abertura, registrados por mensagens deste domínio. Pode conter múltiplos eventos de um mesmo Contato.
- Cliques: número total de eventos de clique, registrados por mensagens deste domínio. Pode conter múltiplos eventos de um mesmo Contato.
- Bounces: número total de erros apresentados pelo servidor de e-mail do Contato, seja no momento do envio, seja mais tarde. Pode conter múltiplos eventos de um mesmo Contato.
- Descadastros: número total de contatos do domínio que cancelaram o recebimento de e-mails desta lista, usando mensagens desta Campanha. Com isso, sabe-se quais campanhas geraram insatisfação do Contato, a ponto dele solicitar seu descadastro.
- Relatos de Spam: número total de vezes que um contato desse domínio reportou uma mensagem dessa campanha como spam.