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Automação

O recurso de automação do Mailtop permite criar uma série de e-mails direcionados, acionados por uma data, um evento ou uma atividade específica do contato. Nosso editor de automação oferece recursos poderosos de segmentação, agendamento e design, em um pacote fácil de usar, para que você possa criar fluxos de e-mail que informam, recompensam e envolvem seus contatos, de forma automática.

Neste artigo, você aprenderá sobre automação e como usá-la no seu plano de marketing de e-mail.

Definições

Quando falamos sobre automação, usamos uma terminologia que é um pouco diferente de como falamos sobre outras ferramentas e tarefas no Mailtop.

  • Fluxo de automação: As configurações, a programação e o conteúdo dos e-mails automatizados.
  • Bloco de automação: Cada passo da sequência de um fluxo. Pode ser um gatilho ou uma ação.
  • Gatilho: O evento que inicia o envio de um e-mail ou um fluxo de automação. Por exemplo, alguém se inscreve em uma lista ou compra um determinado produto.
  • Ação: O evento iniciado por um gatilho. Pode ser o envio de um e-mail, o envio de dados via webhook, entre outros.
  • Webhook: É a notificação enviada para outros sistemas, contendo os dados do contato atingido por um gatilho.

Como a automação funciona

As campanhas regulares são enviadas para os seus contatos no horário que você escolher. Com um fluxo de automação, os e-mails são enviados automaticamente para contatos específicos que atenderem aos critérios dos gatilhos.

Escolha uma lista, configure uma sequência de blocos contendo um e-mail ou uma série de e-mails, e defina seus critérios de envio. Usaremos dados dos contatos da lista e as atividades deles para determinar quem deve receber os e-mails e quando. Depois que você configurar um fluxo de automação, o Mailtop gerenciará seus envios, para que eles cheguem às pessoas certas, no momento certo.

O que você pode fazer com a automação

No caso de comerciantes cujos contatos tenham um caminho claro do cadastro à conversão ou ao engajamento repetido, a automação pode simplificar a comunicação. Dependendo do modelo de negócios, você pode enviar um cupom de aniversário uma vez por ano ou uma série de solicitações de tempos em tempos.

Convertendo campanhas enviadas regularmente em fluxos de automações, você reduz o tempo gasto na criação de conteúdo e aumenta o ROI.

Sobre fluxos de automação

Um fluxo de automação é a programação dos gatilhos e das ações em uma automação. As configurações de gatilhos cobrem uma variedade de critérios diferentes, como o aniversário de um contato ou a data de cadastro, ou quando alguém faz uma compra.

Exemplo de automação


O Mailtop oferece várias categorias de automação com gatilhos integrados e outros detalhes de configuração para atividades comuns, mas se nossas opções predefinidas não atenderem às suas necessidades, você pode modificá-las ou criar seu fluxo de automação personalizado do zero. Também é possível pausar e editar as configurações de uma automação ativa.

Depois de receber o primeiro e-mail em uma série de automação, o contato cadastrado receberá todos os e-mails da sequência, a menos que seja removido do fluxo. Os contatos só vão acionar gatilhos e receber o resultado de ações em uma automação uma vez, com a exceção das automações baseadas em datas, e-mails de carrinho abandonado, ou notificações de pedido e e-mails de retargeting de produto.

Desempenho da automação

A página de Automações em sua conta oferece uma visão geral de cada fluxo, incluindo o estado e as tendências de desempenho.

Estado

A página de Automações oferece a opção de visualizar seus fluxos com base no estado delas.

Estado Descrição
Inativo Fluxos que podem ser editados livremente. Gatilhos e ações não são invocados
Agendado Fluxos que não podem ser alterados; porém, seus gatilhos e ações só serão executados dentro do período informado na hora do agendamento
Ativo Fluxos que não podem ser alterados. Gatilhos e ações são executados em tempo real
Concluído Fluxos que não estão mais em execução

Dashboards

Cada bloco de e-mail funciona como uma pequena campanha: os dados de envio e de interação dos contatos podem ser consultados no dashboard de cada bloco.

Dashboard


Gatilhos

Cada fluxo é conectado a uma lista, ou a um segmento de lista. Um contato só será atingido por um gatilho se ele fizer parte da lista/segmento e se encaixe nos requisitos do gatilho. As opções disponíveis são:

  • Cadastro na lista: disparado no momento em que o contato é cadastrado na lista, seja manualmente, por importação de arquivo CSV, ou por um formulário
  • Aguardar por tempo: disparado depois que se passam as horas / dias configurados desde a execução da ação anterior
  • Abriu o e-mail: disparado no momento em que o contato abre o e-mail da ação anterior

Ações

Quando um contato é atingido por um gatilho, uma ou mais ações podem ser executadas. As ações disponíveis são:

  • Enviar e-mail: um e-mail é enviado para o contato, e a sua interação com este e-mail é registrada no dashboard do bloco.
  • Chamar webhook: envia uma notificação para outro sistema, via HTTP, com os dados do contato atingido. Veja em Webhooks mais detalhes sobre quais informações são enviadas, e como outros sistemas podem ler estas informações.

Última atualização: June 22, 2020